Lou Borghetti é homenageada em exposição na Gravura Galeria de Arte, em Porto Alegre

Mostra com trabalhos da artista e de suas alunas pode ser conferida até 30 de setembro

Paulo Amaral, Fernanda Borghetti Cantali e Regina Galbinski Teitelbaum (Nilton Santolin/Divulgação)

A artista plástica Lou Borghetti, que morreu em 2020, é homenageada em uma exposição que ocupa as duas principais salas da Gravura Galeria de Arte, em Porto Alegre. Enquanto que na Sala Branca estão obras da artista, a Sala Negra recebe trabalhos de algumas das alunas do Atelier Lou Borghetti. O conjunto forma o projeto “Lou & Alunas”, idealizado por Fernanda Borghetti Cantali, filha da homenageada. A curadoria é de Paulo Amaral, membro da Academia Brasileira de Artes Plásticas e amigo de Lou.

Dezenas de convidados prestigiaram a abertura da exposição, na noite de quinta-feira (31), na galeria comandada por Regina Galbinski Teitelbaum. O coquetel foi marcado por homenagens da família e das alunas de Lou e por uma celebração ao legado da importante artista gaúcha.

Na ocasião, Fernanda emocionou os convidados ao ler um texto que escreveu para a mãe. A advogada e professora também anunciou que está trabalhando para lançar um livro sobre a vida e a obra de Lou.

— É muito importante saber que a gente pode perpetuar, especialmente um artista, quando ele se vai. Tem muita coisa que a gente pode fazer para manter essa pessoa viva — comenta Fernanda.

Paulo Amaral, artista plástico e escritor, aproveitou o momento para falar algumas palavras sobre Lou e relembrar a trajetória da amiga.

— A Lou teve uma carreira meteórica, mas que deixou uma luz, porque um meteoro quando cai sempre deixa uma luz, e essa luz permanece entre nós — ressalta o curador.

O projeto pode ser conferido na Gravura até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 18h30min, e aos sábados, das 9h30min às 13h30min.

As alunas que participam da mostra coletiva são Alicia Gil Wenzel, Cris Leal, Delise Geiger Renk, Denise Giacomoni, Ita Stockinger, Lidice Zaniratti, Lu Gaudenzi, Lya Luft (in memoriam), Lygia Vasconcellos, Marion Lunke, Mery Bavia, Sandra Echeverria, Sílvia Azevedo, Sophie Calderon Isdra, Susana Silva Costa, Tita Macedo e Vera Reichert.

Veja mais fotos:

Fernanda Borghetti Cantali (Nilton Santolin/Divulgação)
Isabel Marroni e Denise Giacomoni (Nilton Santolin/Divulgação)
Ita Stockinger e Jaqueline Biazus (Nilton Santolin/Divulgação)
Lu Gaudenzi (Nilton Santolin/Divulgação)
Milena Julianno (Nilton Santolin/Divulgação)
Paulo Amaral (Nilton Santolin/Divulgação)
Regina Galbinski Teitelbaum (Nilton Santolin/Divulgação)
Sandra Echeverria (Nilton Santolin/Divulgação)
Susana Silva Costa, Sophie Isdra e Lygia Vasconcellos (Nilton Santolin/Divulgação)
Tita Macedo (Nilton Santolin/Divulgação)
Vanessa Renck (Nilton Santolin/Divulgação)
Vera Reichert (Nilton Santolin/Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *