Izabela Pagani e Livia Marcantonio Bortoncello criaram ambientes para a Casa Bordini inspirados nas cinco fotografias
O Clube do Colecionador Contemporâneo, um projeto da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (AAMACRS), acaba de lançar a sua coleção de 2023, em Porto Alegre. As obras dos fotógrafos Ayrson Heráclito, Fernando Velázquez, Moisés Patrício e Rommulo Vieira Conceição foram apreciadas em dois ambientes da Casa Bordini, criados pelas arquitetas gaúchas Izabela Pagani e Livia Marcantonio Bortoncello especialmente para a ocasião. O coquetel ocorreu no final da tarde de terça-feira (6).
Maria Fernanda de Lima Santin, presidente da AAMACRS, contou que a ideia foi escolher fotografias para apresentar uma coleção com a cara do Brasil:
— O clube buscou artistas que falassem de sustentabilidade e que tivessem uma pegada de cultura popular brasileira. Muitos remetem às artes negra e indígena.
Uma das arquitetas convidadas para desenvolver um projeto inspirado nas cinco fotografias, Izabela fez uso de muito paisagismo.
— A curadoria permite compor as obras de artistas diferentes de forma muito harmoniosa — comenta a arquiteta.
Tanara Garcia de Abreu, proprietária da Casa Bordini, também recebeu convidados ao lado das duas arquitetas e da diretoria da AAMACRS e do MACRS. Passaram pelo evento nomes ligados à arte, ao design e à decoração, como Adriana Boff; Sandra Echeverria, Marilene Bittencourt e Angela Dreifuss, entre outros convidados. Além dos ambientes apresentados, os doces da Dots Chocolaterie, de Teresa Cicchelero, fizeram sucesso no evento.
Confira mais fotos do coquetel: