Idealizado pelo curador Renato Andreuchetti, projeto traz de volta, por meio da arte, famoso pássaro extinto por volta de 1680
O pássaro dodô, extinto por volta de 1680, quando exploradores europeus chegaram às Ilhas Maurício, é protagonista de um projeto que trouxe a ave de volta, mas por meio da arte. A exposição “Um Bando de Dodôs”, encabeçada pelo curador Renato Andreuchetti, foi conferida de perto durante esta quinta-feira (23), na Tradesign, loja do bairro Petrópolis, em Porto Alegre, que foi transformada em uma galeria de arte para a ocasião.
O pintor paulista Igor Villa foi o primeiro convidado a retratar o pássaro para o projeto. O artista plástico inseriu sua identidade em quadros coloridos, que renderam muitos elogios do público que visitou a exposição. Uma das obras, em tons de azul turquesa, foi a escolha da arquiteta Livia Marcantonio Bortoncello para enfeitar a Vitrine Office que assinou na loja.
O evento ainda teve viés beneficente, já que 20% do valor arrecadado com a venda das obras será destinado à Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI). A entidade busca fundos para as obras de reforma da emergência pediátrica do hospital.
Depois do sucesso da estreia de seu projeto, Andreuchetti já se prepara para futuras exposições, com artistas diferentes. O próximo convidado é o holandês Pepijn van den Nieuwendijk, um dos mais conceituados pintores e ceramistas de dodôs do mundo, com ateliê em Haia.
Veja mais fotos: