Advogado atua em escritórios de Porto Alegre, Salvador e Brasília
Advogado natural de Santa Maria, Luiz Trindade se tornou referência em Direito Tributário de empresas em crise econômico-financeira. Com 25 anos de formado, o gaúcho atua por meio de um escritório em Porto Alegre — onde reside desde 1994 —, em Salvador e em Brasília. Para todos os clientes, o atendimento é com um modelo de “escritório boutique”:
— Buscamos apresentar um trabalho de excelência e personalizado em uma área do Direito, apenas. Outro balizador é que atuamos para um número limitado de clientes onde posso participar de todas as etapas do processo e nas tomadas de decisão — comenta Luiz.
Antes de optar pelo Direito, o advogado conta que tinha dúvidas em relação a qual profissão escolher — gostaria de ter sido atleta ou músico. A influência para seguir o caminho que o levou até onde está hoje talvez tenha sido do pai, que era coordenador do curso de Economia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e lecionava no Direito da instituição. Às vezes, Luiz acompanhava o pai nas aulas e ficava esperando-o, sentado entre os alunos, para depois irem jogar futebol.
Após atuar em dois escritórios, Luiz abriu um espaço com o seu nome, há 22 anos. Começou sozinho, atendendo empresas pequenas e médias.
— No último escritório em que trabalhei, tive a iniciativa de desenvolver a área tributária, que lá não existia, pois estava concluindo minha primeira especialização pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET). Meu grande aprendizado foi no departamento jurídico da Caixa Econômica Federal, onde fui estagiário por dois anos, até me formar. Foi um grande laboratório, onde tive contato com as execuções fiscais e recuperação de créditos. Ainda tive a sorte de ter uma chefe que me ensinou muito. Dali já saí pronto para o mercado — comenta.
Carreira consolidada
Depois de fortalecer seu nome como referência no Estado, passou a se destacar em outros lugares do país. Os escritórios em Salvador e em Brasília, por exemplo, surgiram por convite de sócios locais que precisavam de um profissional com conhecimento e experiência específicos em reestruturação e negociação de passivos fiscais de empresas em crise. Seus clientes são, em maioria, grandes escritórios que atuam na área da recuperação judicial, pois o foco do gaúcho é a assessoria aos escritórios em casos complexos.
Não há dúvidas de que Luiz tem uma carreira consolidada e de destaque. Segundo ele, parte do que construiu é resultado de escolhas certeiras que fez desde o início da profissão, como a especialização em Direito Tributário, o trabalho cauteloso para não expor empresas a riscos desnecessários e a atuação forte no judiciário e na esfera administrativa. Outra escolha que acredita ter sido importante foi a especialização em recuperação judicial e falências, além de ter conectado a insolvência ao direito tributário.
— Sempre digo que o sucesso não tem segredo, tem receita, e todos conhecem ela, mas alguns não querem pagar o preço. Em qualquer área que nos propomos a trabalhar, temos que saber fazer o básico bem feito, ter paixão, trabalhar duro, estudar e estar preparados para quando as oportunidades passarem — diz o advogado que, para 2023, já está com presença confirmada em congressos do Brasil e do Exterior e prevê a publicação de pelo menos três livros.
Apesar da rotina intensa de trabalho, o gaúcho conta que estar junto da esposa e dos filhos é o seu maior prazer. Também é fã de viagens e esportes — surfa, luta jiu-jítsu, corre, faz musculação e joga basquete —, além de música, principalmente rock e heavy metal.
Tenho uma admiração imensa pelo Luiz Eduardo, por acompanhar bem de perto a sua trajetória de formação escolar e de princípios e valores. Por este fato, não retiro uma vírgula da excelente reportagem. Parabéns Luidi.