Até 1º de junho, o público pode conferir trabalhos de 77 artistas em 18 espaços da Região Metropolitana

A Bienal do Mercosul, que mudou sua data de 2024 para 2025 por conta das enchentes no RS, teve a sua 14ª edição iniciada nesta quinta-feira (27). O grande evento de arte, considerado o maior da América Latina, foi inaugurado oficialmente durante uma cerimônia no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, onde a presidente Carmen Ferrão e o curador-chefe Raphael Fonseca receberam autoridades, artistas, patrocinadores, membros da diretoria voluntária do evento, imprensa e demais convidados.

A noite foi uma celebração à arte que tomará conta da Capital até o dia 1º de junho. Fazem parte desta edição 77 artistas de mais de 30 países, que estão expondo seus trabalhos em 18 espaços, todos com entrada franca. Além disso, 50 restaurantes da cidade fazem parte de um projeto inédito da Bienal, o “Arte no Prato”, que desafiou os estabelecimentos a criarem pratos em homenagem ao evento.

Com o tema “Estalo”, a Bienal se espalha por diversos espaços de Porto Alegre e da Região Metropolitana, com a proposta de atingir uma quantidade maior e mais diversa de público, investindo em uma aproximação da arte tanto com a audiência local quanto global. O evento também marca a reconstrução da cidade após as enchentes do ano passado, que atingiram lugares que, hoje, fazem parte do megaevento.
Veja quem prestigiou o evento de abertura:



















s4niww