Lançada há cerca de seis meses, em Porto Alegre, plataforma já se consolida como uma das favoritas do segmento entre as gaúchas
Depois de 12 anos de atuação no varejo de moda, tendo trabalhado no meio corporativo em São Paulo e Porto Alegre, Gabriela Schiavon Obino fez uma transição de carreira para abrir o seu próprio CNPJ. A mãe do pequeno Theo deixou o cargo de executiva em uma grande empresa gaúcha e, desde o início de julho, dedica-se exclusivamente ao mercado de second hand de luxo.
A paixão pela moda, o faro para negócios e a intuição para oportunidades da empreendedora contribuíram para o lançamento de sucesso da Obino Fashion Finds. Lançada há cerca de seis meses em Porto Alegre, a marca já se consolida como uma das plataformas favoritas do segmento entre as gaúchas.
Tudo começou de forma despretensiosa, após o nascimento de Theo, de um ano e quatro meses, fruto do casamento com o médico endocrinologista Ricardo Minuzzi.
— Não estava mais me encontrando no meu estilo, vi que muitas coisas não usava mais e comecei a vender bolsas, sapatos, roupas. Criei o Instagram Desapegos da Gabi Obino. No primeiro momento, já criei identidade visual, mimo para as clientes, sacolinha personalizada… — comenta.
O projeto logo ganhou proporções maiores e chamou a atenção de outras pessoas interessadas em desapegar por meio da plataforma. Quando o novo negócio passou a ocupar um espaço significativo em sua rotina, Gabi tomou a decisão de se lançar como empreendedora no segmento.
— Sou aquela pessoa que faz acontecer. Estou sempre em busca de novos fornecedores para trazer coisas novas. Não tenho vergonha, mando DM para várias pessoas perguntando se querem desapegar comigo, e foi assim que consegui vários produtos legais, que têm um giro muito alto — diz Gabi.
A Obino Fashion Finds está no Instagram, mas sua principal vitrine é o grupo de WhatsApp, no qual a maioria das bolsas é vendida em menos de 24 horas. Segundo a empreendedora, a plataforma chega a comercializar até 50 itens em um mês.
Um dos diferenciais da marca é a autenticação. Todos os produtos da Obino Fashion Finds são entregues com um certificado da LegitGrails, empresa internacional especializada em autenticação de produtos de luxo. E a entrega costuma ser feita na residência da cliente em poucos dias — ou até horas — após a compra.
— Além disso, só vendo produtos em excelente estado. Não vendo os que estão velhos ou que foram muito usados. Também procuro produtos bacanas, que são desejo. Inclusive, tenho lista de espera para algumas bolsas, e ir atrás desses produtos é um desafio que acho muito legal — acrescenta.
A sustentabilidade na moda (uma das indústrias que mais poluem no mundo) é outro atrativo do mercado de second hand de luxo. Cada vez mais, as consumidoras optam pelo desapego ao invés do descarte, criando oportunidades de aquisição de itens por valores mais em conta, por exemplo.
— Eu penso muito nessa necessidade da circularidade da moda. Hoje, o produto que é necessário para uma pessoa, logo não vai ser mais. Outro ponto muito importante é em relação a edições limitadas. Se a pessoa não consegue comprar diretamente com a marca, ela terá oportunidade por meio do second hand — acrescenta Gabi.
Para o futuro do negócio, a empreendedora já prepara um espaço físico para a Obino Fashion Finds: um showroom onde as clientes poderão conferir os produtos de perto.