Empresário tratava um câncer no pâncreas
O empresário Péricles de Freitas Druck morreu aos 83 anos, em Porto Alegre. Ele tratava um câncer no pâncreas no Hospital Moinhos de Vento. A morte foi informada neste domingo (23), por meio das redes sociais de sua esposa, Marili Réquia Druck. “Sua trajetória inspiradora, marcada pelas conquistas e compromisso com o progresso comunitário, é um exemplo para todos nós”, diz a postagem.
Filho de juiz e neto de desembargador, Péricles optou pela carreira de advogado. Assinou a coluna “Panorama Político”, do Correio do Povo, e, quando quis sair do jornal, manteve sua banca de advocacia e começou a empreender, implementando um novo conceito de desenvolvimento urbano. Sob sua concepção, os antigos loteamentos se transformaram em comunidades planejadas. Na esteira desses negócios imobiliários, nasceram a Habitasul, o Hotel Laje de Pedra, Jurerê Internacional e, posteriormente, a Celulose Irani.
No documentário sobre a vida do empresário, lançado em abril, durante uma festa na Casa NTX, Péricles fala sobre todas as suas empreitadas e sobre sua capacidade de se reerguer — cita, por exemplo, o episódio Habitasul-Meridional, quando teve de se desfazer de 80% de seu patrimônio.
A direção e os sócios do Kempinski Laje de Pedra manifestaram pesar pelo falecimento do empresário, “que deixou importante legado na economia, na cultura e no turismo”. Péricles foi o fundador do Laje de Pedra e, junto de José Luiz Correa Pinto, colocou o hotel e a cidade de Canela no mapa dos destinos de luxo do país. O empreendimento foi comandado pelo empresário por décadas, tendo sido eleito o melhor hotel do Brasil por diversas vezes.
Péricles deixa a esposa, filhos e demais familiares.