Chiwawa faz 50 anos: restaurante de frutos do mar celebra a data com jantar especial

Fundador João Maciel, conhecido como o Careca, foi homenageado pela família com um vinho criado especialmente para as celebrações do aniversário

João Maciel é homenageado na ocasião por Cíntia, Wagner e Marli Gonçalves (Andréa Graiz/Holofote)

Tradicional restaurante de frutos do mar de Porto Alegre, o Chiwawa celebrou 50 anos com a casa cheia, clientes assíduos, convidados especiais e homenagens ao fundador. João Maciel, conhecido como o “Careca”, aos 82 anos, conduz o restaurante como sempre fez, prezando pela qualidade, seriedade e bom atendimento — características que acompanham a marca desde sua fundação, em 8 de julho de 1973. O jantar de aniversário, na noite deste sábado (8), foi um importante momento de celebração à trajetória do Chiwawa e ao seu proprietário, que fez questão de ajudar a preparar o menu especial na cozinha.

Os filhos, Cíntia e Wagner Gonçalves, junto de familiares e funcionários, homenagearam João diante dos convidados com um vinho criado exclusivamente para a data. O merlot “Don Careca” foi desenvolvido em parceria com a vinícola Vallontano, do Vale dos Vinhedos. No rótulo, uma caricatura do protagonista da história.

João Maciel, o Careca, fundador do Chiwawa (Andréa Graiz/Holofote)

As boas-vindas foram com a espumante Chiwawa (também criada em parceria com a Vallontano) e com uma tábua com bolinho de peixe, lula e camarão à milanesa. Depois de ser servida uma casquinha de siri como entrada, o novo vinho da casa acompanhou o prato principal, o linguado ao molho de camarão. De sobremesa, pastel de Santa Clara.

A gastronomia, a espumante e o vinho foram muito elogiados pelo presentes. “O sabor e a qualidade continuam os mesmos de quando o Chiwawa ficava na Getúlio”, salientou uma convidada.

Cíntia Gonçalves ajuda a administrar o restaurante do pai (Andréa Graiz/Holofote)

Atualmente, o Chiwawa está localizado na Avenida Teixeira Mendes, 1.216, no Três Figueiras. Mas a história do estabelecimento teve início em outro bairro. Foi na Avenida Getúlio Vargas, no Menino Deus, que João Maciel abriu um ponto, junto de um amigo, para vender filés e pizzas. No final da década de 1970, incluiu camarões no cardápio e passou a especializar-se em frutos do mar.

A tradição de pratos fartos para até três pessoas e a qualidade da marca tornaram o Chiwawa uma referência neste tipo de cardápio na Capital. No ano passado, inclusive, o estabelecimento foi vencedor do Prêmio Sabores do Sul na categoria Frutos do Mar. Segundo o proprietário, também está previsto, ainda para 2023, a abertura de um empório de frutos do mar, vinhos e especialidades do restaurante.

Veja mais fotos:

Marli Gonçalves (Andréa Graiz/Holofote)
Bete Duarte (Andréa Graiz/Holofote)
Pati Pontalti com Clara (Andréa Graiz/Holofote)
Sabina Fuhr (Andréa Graiz/Holofote)
Magda Beatriz (Andréa Graiz/Holofote)
Daniela Ungaretti (Andréa Graiz/Holofote)
Paulo Gasparotto e Renato Rosa (Andréa Graiz/Holofote)
Cíntia Gonçalves e Diego Paz (Andréa Graiz/Holofote)
Markinhos Fagundes (Andréa Graiz/Holofote)
Giuliana Giavarina e Natalia Brock (Andréa Graiz/Holofote)
Patti Leivas (Andréa Graiz/Holofote)
Neiva, Pâmella e Wladimir Omiechuk (Andréa Graiz/Holofote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *