Local deve hospedar o primeiro visitante no segundo semestre do ano
Imprensa e um seleto grupo de convidados visitaram a casa onde residiu Iberê Camargo e sua esposa, Maria, na manhã de terça-feira (13). O motivo foi o lançamento de um projeto de residência artística nacional e internacional no espaço que guarda tantas memórias do artista, no bairro Nonoai, em Porto Alegre.
Durante um brunch, Emilio Kalil, superintendente da Fundação Iberê, comandou uma visita guiada pelo local, que foi reformado para hospedar artistas do Brasil e do Exterior. O primeiro profissional deve desembarcar na Capital no segundo semestre. O artista é francês, e será o primeiro visitante da Casa Iberê por meio de uma parceria com a Aliança Francesa, que tem Mélanie Le Bihan como diretora.
Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho da Fundação Iberê, emocionou-se ao ver de perto o projeto de residência artística. O empresário, que conheceu o ateliê quando o pintor ainda residia no local, ressaltou a importância do projeto e as dimensões do reconhecimento de Iberê Camargo.
Emil Bered, um dos principais nomes da arquitetura moderna no RS, também marcou presença no evento. O arquiteto foi quem assinou o projeto da casa, na década de 1980.
A previsão de inauguração da Casa Iberê é agosto. Em uma segunda fase de obras, a Fundação quer destinar um espaço da residência que foi do pintor para pesquisas, eventos e atividades diversas.